Faça você mesma o bolo de aniversário do seu filho e decore-o como desejar


Ingredientes:
Para a massa - pão de ló: 
10 gemas 
2 ovos inteiros 
160 grs de açúcar 
100 grs de farinha 

Para o recheio - creme de chocolate com amêndoas: 
200 grs de chocolate de culinária 
2 colheres (chá) de manteiga 
100 ml natas 
80 grs de amêndoa picada 

Para a cobertura - doce de ovos 
350 ml de água 
200 grs de açúcar 
10 gemas 
Essência de baunilha (cerca de 2/3 gotinhas)

Preparação:
Preparação da massa: Comece por juntar as gemas com os ovos e o açúcar e bata muito bem até ficar um creme fofo. Junte a farinha peneirada e envolva muito bem sem bater, só envolvendo. Unte e polvilhe uma forma sem buraco e leve ao forno médio durante cerca de 25 minutos. Findo este tempo, desenforme e deixe arrefecer completamente. 

Preparação do recheio:
Num tachinho, leve as natas ao lume, tendo o cuidado de não as deixar ferver. Junte o chocolate partido em pedaços, a amêndoa e a manteiga. Vá mexendo até todo o chocolate derreter. Assim que esteja um creme homogéneo, retire e reserve. 

Preparação da cobertura:
Leve a água ao lume a ferver com o açúcar e a baunilha. Assim que começar a ebulição, conte 3 minutos e retire do lume. Entretanto, bata e passe numa rede fina as gemas, às quais deve depois juntar uma colher da calda. Bata mais um pouco, coloque novamente mais 2/3 colheres e volte a mexer - isto vai evitar que as gemas cozam e fiquem "farfalhudas". Coloque a calda novamente ao lume a junte as gemas - tem que se ter em conta que não se pode parar de mexer para evitar que se cole às paredes e ao fundo do tacho [se tal acontecer, mude de tacho sem raspar o fundo do que queimou]. Mexa até ter a consistência desejada. Feito o doce de ovos, retire para um outro recipiente para parar a cozedura. Reserve. 

Montagem do bolo:
Com ajuda de fio de cozinha, fio dental ou mesmo uma faca e uma mão certinha, corte a massa do bolo ao meio [eu pessoalmente prefiro o fio dental - começo por fazer uma marcação a toda a volta do bolo com uma faca, depois entrelaço o fio dental e separo as duas partes do bolo com cuidado, visto que este pão de ló fica extremamente fofo]. 
Numa das partes coloque o creme de chocolate e tape com a outra metade. Cubra com o doce de ovos e, com uma espátula, espalhe bem por todo o bolo, de forma uniforme [durante este processo, tenha sempre uma taça com água quente perto... para além de limpar a espátula, aquece-a o que facilita o manuseamento do doce, ou seja, acaba por o espalhar de uma forma fácil, uniforme e fica com um aspecto brilhante]. 
Por fim, decore a gosto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário