É assim, a vida nem sempre é justa. E enquanto uns gozam os prazeres das férias, do Sol e da praia, outros há que têm de ficar na cidade, em trabalho!



Com o calor a apertar e a pedir refresco, a cidade torna-se o pior inimigo do nosso corpo. Entre prédios altos que não deixam correr a brisa, ao asfalto fumegante e meio derretido, o corpo pede água e não há maquilhagem que resista. No entanto, alguns truques simples podem auxiliá-la a passar esta provação, especialmente naqueles dias em que nos parece que mesmo o Inferno seria mais fresco.

O suor leva a que a maquilhagem escorra, além de provocar um desagradável brilho na pele, que se fica a dever ao calor que estimula as glândulas sebáceas.

Não coloque de lado os cremes hidratantes, porque todas as peles necessitam de água. O que tem a fazer é optar por fórmulas de texturas mais suaves, sem óleo e apostar sempre na protecção que alguns produtos proporcionam.

Na cidade, o Sol é um inimigo, por isso deve usar um creme de dia que proteja a pele, mantenha o nível de humidade intacto e prolongue o aspecto fresco. Alguns cremes incluem já enzimas, vitaminas e agentes anti-oxidantes e anti-radicais livres, que defendem dos ataques da poluição, do stress e outras agressões. Quando os usar, não se esqueça de que o decote, o pescoço e as mãos também estão sujeitas a estas agressões.

Se não dispensa a base, existem já no mercado fórmulas muito fluídas e transparentes, mas lembre-se de as retirar se vai para a praia.

Ao fazer a sua maquilhagem, não carregue nas cores, mas abuse dos cremes de protecção, batons com protecção solar e produtos à base de água (para aguentarem o suor). Um truque simples para fixar a maquilhagem: antes de começar, passe um cubo de gelo, colocado dentro de um saco de plástico, pelo rosto, em especial pela testa, nariz e queixo. O frio vai fechar os poros e ajudar a manter a maquilhagem.

O suor também é desagradável para os cabelos, tornando-os mais oleosos, causando comichão e escamação. Pode lavar os cabelos todos os dias, desde que o faça com um champô neutro, deixando os de tratamento e os anti, para serem usados uma a duas vezes por semana, e evite a água quente, que deixa os cabelos quebradiços e moles.

Se quiser manter a frescura do banho por 24 horas, o melhor é seguir alguns destes conselhos ou mesmo o programa completo.

De manhã, molhe os cabelos e aplique o champô, deixando actuar enquanto aplica o esfoliante pelo corpo. Limpe tudo com uma chuveirada de água a menos de 29º. Lave depois o corpo com um sabonete ou gel neutro e seque. Por fim, espalhe no corpo um óleo seco com filtro protector.

Como o suor é a forma do nosso corpo refrescar, para se sentir sempre fresca, opte por um anti-transpirante, sem álcool, a fazer as vezes do desodorizante tradicional, um produto que neutraliza os odores e reduz o fluxo de suor e a sensação de humidade.

As pernas são outro dos problemas, devido à sensação de peso que o calor comporta e às dificuldades de circulação. Para combater esta sensação é levantar-se de vez em quando da secretária e dar alguns passos, seja para fumar um cigarro ou para ir buscar mais água (muito importante nesta época do ano), mesmo que não lhe apeteça fazê-lo.

Existem já muitos cremes e sprays para pernas cansadas, que são refrescantes e que pode aplicar mesmo por cima dos collants.

E agora é gozar o Verão, porque para o ano há mais e pode ser que venham também as férias. Senão, pense que o Inverno já está próximo e com ele a chuva e o frio.

fonte: mulher portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário