A Celulite é uma preocupação constante para as mulheres

O tema da celulite é uma preocupação constante para as mulheres e, também de alguns homens. Uma das questões que frequentemente se coloca é perceber se o que ingerimos potencia ou não o seu aparecimento. O termo “celulite” foi criado por médicos franceses e aplicado àquilo que pensam ser determinado tipo de gordura de aspecto granuloso, que afecta habitualmente as coxas e as nádegas das mulheres e, por vezes, os braços e a parte inferior de abdómen. A celulite é também conhecida como pele tipo “casca de laranja”.


Alimentos-anti-celulite

A razão pela qual tantas mulheres – mesmo aquelas que não tem problemas de excesso de peso – criem celulite nas ancas e nas coxas é porque a hormona feminina (estrogéneo) promove a acumulação de gordura nessas zonas. Por outro lado, as mulheres armazenam mais gordura imediatamente abaixo da superfície da pele, enquanto os homens a armazenam sob os músculos.
Após a menopausa, a mulher deposita mais gordura na parte superior do corpo, mas esta tendência pode, às vezes, ser invertida por uma terapêutica de substituição hormonal. À medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica, pelo que o aspecto “casca de laranja” fica mais pronunciado. A celulite é, portanto, uma característica natural do corpo e, embora desoladora para aquelas que a têm, não provoca qualquer dano físico. De referir que o aspecto “casca de laranja” pode piorar com os banhos de sol, pois sabe-se que a exposição excessiva à luz solar reduz a elasticidade da pele
. A forma mais eficaz de combater a celulite é praticar regularmente exercício físico a par de uma alimentação saudável, pobre em açúcares, sal e gorduras e muito rica em frutos, vegetais e água.


Nutricionista – Dra. Alexandra Bento

fonte: mulher portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário