Dietas com sumos

Fala-se muito em dietas com sumos desintoxicantes. São nutricionalmente seguros e equilibrados?


Uma dieta segura e equilibrada envolve, obrigatoriamente, o consumo de alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, nas proporções adequadas, de acordo com as necessidades individuais.
Só assim se consegue garantir o aporte de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, minerais, água e fibra alimentar.

Uma dieta exclusivamente à base de sumos desintoxicantes, não é, de todo, segura nem equilibrada.

Apesar dos sumos de fruta ou hortícolas serem fonte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, não fornecem todos os nutrientes fundamentais. Faz sentido que enriqueça o seu dia alimentar, acompanhando, por exemplo, o pequeno-almoço com um sumo de fruta e hortícolas. Mas atenção, não faz qualquer sentido consumir os ditos sumos desintoxicantes em substituição de todas as refeições.

Se realmente pretende desintoxicar o seu organismo, aposte numa alimentação saudável, rica em frutos (dose de fruta e sumos), hortícolas, cereais integrais e pobre em gorduras, particularmente do tipo saturada e trans, açúcares e sal. Abandone os hábitos tabágicos e evite o consumo de bebidas alcoólicas.


Beba água em abundância ao longo do dia. Opte por alimentos de boa qualidade higiénica, adequados no que respeita à riqueza e equilíbrio de nutrientes e desprovidos de aditivos suspeitos ou supérfluos. Evite os fritos, os assados com muita gordura, e aposte em preparações culinárias simples, como os cozidos, estufados e os grelhados.

Nutricionista: Alexandra Bento

Sem comentários:

Enviar um comentário