Casar em tempos de crise

Organizar um casamento implica um grande custo, não apenas para os noivos mas também para as suas famílias e até os convidados. Tudo se paga, desde a própria cerimónia, o espaço, o vestido, acessórios, as flores, o catering, a musica, a lua-de-mel e muitas coisas mais. No final, estes valores podem muitas vezes ultrapassar o desejável, sobretudo quando os noivos estão em vias de comprar casa! Siga as nossas dicas para poupar e verá que não se arrepende.




Existe a tradição antiga de que a familia da noiva deve suportar a maior parte dos custos do casamento (cerimonia, catering, flores, vestido, musica, etc). Mas, por outro lado a verdade é que cada vez mais os gastos se dividem por ambas as famílias. E, nos casos em que os noivos casam tarde, o que como sabemos é cada vez mais verdade, acabam por ser eles próprios a pagar o casamento. Nos casos em que ainda estão a pagar empréstimo para a compra da casa, podem ficar aflitos. Por isso, não se esqueçam que por mais importante que este dia seja, mais vale poupar em alguns aspectos, pois um casamento bonito não necessita de grandes gastos. Nesses casos, mais vale optar por fazer um casamento intimo e familiar!

Conselhos para poupar no casamento

      1-Apoie-se nos seus convidados. Peça ajuda na organização do casamento. Se tem amigos que cantem bem, não hesite em pedir que formem um coro de igreja. Se uma das suas amigas gosta de decoração e tem um gosto parecido com o seu, peça-lhe que faça os centros de mesa. Poderá também pedir a algum dos vossos amigos os convites de casamento, bem como os mapas, os lugares de mesa etc. O facto destes materiais terem um tom mais artesanal, pode fazer a diferença.

      2-Se já tem a casa mobilada, mas não tem dinheiro para pagar a lua-de-mel, não hesite em pedir aos convidados que seja esse o presente. Tente escolher destinos mais próximos e fora de moda.

      3-Embora algumas entidades bancárias possam estar disponíveis para conceder créditos ao consumo, não comece a vida de casado já com dividas. Prefira antes um casamento pequeno e íntimo!

      4-Para reduzir os custos do seu casamento, existem varias opções, desde pedir o vestido emprestado, adaptar o vestido de uma familiar ou amiga, oferecer um cocktail em vez de uma refeição sentada, limitar o número de bebidas por pessoa, limitar o número de horas do DJ, pedir a um dos seus amigos que tire fotografias e que filme…




      5-Optar por fazer a festa num lugar publico, por exemplo um jardim bonito ou uma praia, em vez de alugar uma quinta ou hotel.


      6-Convide apenas os amigo mais íntimos e a família mais próxima e convide os outros a ceia que deverá ser servida mais tarde!

      7-Prescinda da lembrança para os convidados. Ofereça algo pessoal e feito pelos noivos, por exemplo um Cd com as músicas do casamento.

      8-É evidente que deve casar fora da época alta, pois os fornecedores têm sempre preços mais baixos.


      9 -Escolha flores fora de época. Em vez do bouquet, leve um terço na mão. Além de original, poupa dinheiro.

      10-Em vez de comprar sapatos novos, prefira forrar com tecido do vestido sapatos que estejam em bom estado. Vai ver como não faz qualquer tipo de diferença!



Para mais informações: Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com

Sem comentários:

Enviar um comentário