Dicas para salvar arroz e legumes

Muitas pessoas são de opinião de que o arroz só fica solto se se utilizar a quantidade exacta de água que o arroz consegue absorver enquanto coze. Outras insistem que o arroz deve ser lavado antes de cozinhado para se lhe retirar o excesso de goma.





As instruções a seguir são para arroz branco de tipo agulha, mas para arroz castanho deverá prolongar o tempo de cozedura para 25–30 minutos e para arroz Basmati reduzi-lo para 8–10 minutos.

1. Meça o arroz em volume com um jarro medidor.
2. Deite o líquido num tacho e, quando ferver, junte o arroz e 1/2 colher de chá de sal por cada 3 dl de líquido. Mexa uma vez.
3. Quando voltar a ferver, tape bem o tacho e reduza o lume ao mínimo. Deixe o arroz cozer em lume muito brando sem destapar.
4. Destape o tacho passados 15 minutos. A água deve ter sido toda absorvida e o arroz deve estar cozido, mas firme. Se tiver ficado alguma água, deixe ferver, destapado, mais 2 ou 3 minutos, ou até ficar seco. Mexa com um garfo para separar os grãos e sirva.

Arroz no forno
Pode poupar gás se cozinhar o arroz no forno juntamente com outros pratos. Use as medidas atrás indicadas, mas coloque o arroz e o sal num recipiente que possa ir ao forno e deite-lhe por cima água a ferver. Mexa bem e tape. Leve em seguida ao forno a 180 o C (t. 4) durante 35–40 minutos se se tratar de arroz branco ou 1 hora se se tratar de arroz amarelo.

Método de fervura rápida
Meça 0,5 dl de água ou caldo de galinha por cada 0,5–1 dl de arroz. Leve o líquido ao lume numa panela grande e deixe levantar fervura. Junte o arroz e 1/2 colher de chá de sal por pessoa. Deixe ferver em lume forte durante 12–15 minutos se se tratar de arroz branco, 25–30 minutos para arroz amarelo ou 8–10 minutos para arroz Basmati. Prove alguns grãos. Devem estar macios, mas não moles. Se o arroz não estiver pronto, continue a ferver, provando frequentemente.

Salvar arroz e legumes




Arroz empapado ou pegajoso. Se o arroz não ficou bem solto, deite-o numa forma circular levemente untada e leve-o a forno bastante quente durante 10 minutos. Volte a forma sobre um prato de servir, encha o centro com legumes cozidos, enfeite com raminhos de ervas aromáticas e sirva.

Couves-de-bruxelas demasiado cozidas. Resolva a situação servindo-as reduzidas a puré. Escorra-as e desfaça-as numa batedeira ou passe-as pelo passe-vite. Tempere com um pouco de manteiga ou gema de ovo e polvilhe com noz-moscada antes de servir.

 Pode fazer o mesmo com outros legumes, por exemplo cenouras e nabos.

 Alface murcha.
Se a alface está murcha, coloque-a numa tigela de água gelada com sumo de 1/2 limão. Deixe ficar durante 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário