Nutrição, alimentação saudável, bem-estar e saúde


São hoje palavras frequentes no nosso vocabulário diário. O fácil acesso à informação, através dos meios de comunicação social e da internet, trouxe-nos mais e melhores conhecimentos relativamente a estas temáticas. Como consequência, tornou-nos mais atentos e exigentes quanto à satisfação das nossas preocupações e necessidades.
Paralelamente, verificamos que as doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus tipo 2 e certos tipos de cancro, estão a aumentar de forma alarmante, assumindo-se atualmente como um problema grave de saúde pública.
Toda esta conjuntura tornou-se num dos grandes impulsionadores das mudanças que têm ocorrido na sociedade. Mas porque não é uma tarefa fácil alterar hábitos alimentares e de vida, muitos dos quais enraizados ao longo dos anos, é importante aliar esforços! É neste contexto que surge o MOVIMENTO HIPER SAUDÁVEL, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida nas famílias portuguesas.

Para tal são disponibilizadas ferramentas distintas, mas complementares, para incentivar toda a população a adotar os 8 compromissos para uma alimentação e estilo de vida mais saudável:
1. Tomar o pequeno-almoço todos os dias;
2. Comer 5 porções de fruta ou legumes por dia;
3. Não estar mais de 3h30 sem comer;
4. Ler sempre o rótulo dos produtos comprados;
5. Fazer exercício físico três vezes por semana;
6. Manter o organismo sempre hidratado;
7. Planear as refeições semanalmente
8. Confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar.

Sabemos que mobilizar a sociedade é um caminho lento, mas benéfico para todos, daí que esta iniciativa conte com o apoio do Continente e de inúmeras entidades científicas, da área da nutrição e do desporto, que quiseram dar o seu contributo para esta causa.
E como poderá aderir a esta iniciativa inédita em Portugal? Para além do Minuto Hiper Saudável na TV, este Movimento é muito dinâmico nas plataformas digitais, seja através do Youtube, da página da web e do Facebook. Aqui poderá partilhar as boas ideias, estar a par das novidades e iniciativas que os portugueses andam a fazer para adotar e cumprir estes compromissos. Além disso, tem sempre disponível uma equipa de especialistas (nutricionistas e fisiologistas do desporto) que o ajudarão a clarificar todas as suas questões. Já fez o seu “like”?
Não perca mais tempo, não deixe para amanhã o que pode começar ainda hoje e associe-se também a este movimento. Surpreenda-se com tudo o que temos para lhe oferecer para que seja mais fácil ter um estilo de vida saudável.
Lembre-se, mesmo que não cumpra todos os compromissos de uma vez, está sempre a tempo de modificar os seus comportamentos. Comece hoje mesmo por fazer uma lista de todos os motivos que o podem levar a alterar os seus “maus” hábitos e estabelecer as metas que pretende alcançar, dividindo-as nestes 8 compromissos essenciais. Sempre que atingir um dos seus objetivos, comemore saudavelmente e partilhe connosco o seu sucesso.
Tenha uma vida Hiper Saudável!
Mayumi Delgado, Nutricionista Movimento Hiper  Saudável
Fonte:mulher portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário