Sinais e sintomas da gravidez


Saber precocemente que está grávida é importante para que a mulher procure inciar o seu seguimento pré-natal o mais cedo possível. Além disso, a mulheres que ficam sabendo da gravidez em estágios bem inicias podem tomar medidas imediatas que beneficiam o feto, tais como melhorar o controle de glicose no sangue, da pressão arterial, tratar infecções precocemente e/ou evitar álcool e drogas potencialmente nocivas ao bebê no primeiro trimestre. 
Os primeiros sintomas da gravidez são importantes para alertar a futura mãe, fazendo com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico de gravidez, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia.

Os primeiros sintomas de gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Porém, em alguns casos, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção. 

Neste texto vamos abordar os primeiros sintomas da gravidez. 


Tenha em mente que muitos dos sintomas precoces da gravidez podem parecer semelhantes aos desconfortos pré-menstruais que você está habituada. As mulheres que não estão tentando engravidar não ficam muito atentas aos sinais do seu corpo, e os primeiros sintomas da gravidez podem passar despercebidos, sendo confundidos com os sinais de uma menstruação a caminho.

Sinais e sintomas da gravidez
Sintomas da gravidez 1 - Pequeno sangramento vaginal
Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero após 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar. Cerca de 10% das grávidas apresentam algum sangramento vaginal nas primeiras semanas de gestação, às vezes sendo necessário o uso de um absorvente.
Como esse sangramento costuma ocorrer próximo ao período em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o tratam como uma menstruação que veio fraca.
Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação diferente da usual, fique atenta, pois este pode ser um sinal de gravidez inicial.

Sintomas da gravidez 2 - Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen, às vezes uma sensação de inchaço na barriga, mimetizando os sintomas que surgem dias antes da menstruação. É comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre. Este incômodo quando associado a um sangramento vaginal dias depois, pode muito bem enganar as grávidas, fazendo-as pensar que menstruaram.
Atenção: tanto as cólicas quanto o sangramento vaginal nas fases inicias da gravidez costumam ser muito menos intensos do que aqueles que ocorrem na menstruação de verdade.

Sintomas da gravidez 3 - Atraso menstrual

O atraso da menstruação é o sinal clássico de uma gravidez. É geralmente o sinal que faz com que a mulher procure fazer um teste de gravidez.
Todavia, nem todas as mulheres sentem facilidade em reconhecer este sintoma de gravidez. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares, apresentando, inclusive, períodos de anovulação (não ovulam durante um determinado mês), fazendo com que haja quase dois meses entre uma menstruação e outra. Além disso, como explicado acima, o sangramento da implantação do embrião pode confundir algumas grávidas, fazendo que esta não note a interrupção da menstruação em um primeiro momento.

É importante ressaltar que a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles, estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações o peso, cansaço... A própria expectativa pela menstruação, quando a mulher não quer de jeito nenhum engravidar, mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.

Sintomas da gravidez 4- Aumento dos seios

Outro típico sintoma da gravidez, o aumento dos seios pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Pode haver também escurecimento do mamilo e aparecimento de veias ao redor dos seios.
O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias. Em algumas mulheres estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nos seios após várias semanas de gravidez.

Sintomas da gravidez 5- Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos da gravidez costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam estes sintomas já na 2ª ou 3ª semana de gravidez.
Náuseas e vómitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre.


Sintomas da gravidez 6- Cansaço
Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma precoce de gravidez muito comum. Esta fadiga pode já surgir com apenas uma semana de gestação.

Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva. 

Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.
O cansaço também é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre.


Sintomas da gravidez 7 - Aumento da urina

Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer inclusive durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.
Este é um sinal de gravidez que surge precocemente, e que, infelizmente, dura até o final da gestação.

Sintomas da gravidez 8# - Desejos alimentares

O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais cliché da gravidez. O desejo por alguns alimentos pode até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hamburguer. 

Do mesmo modo que surgem desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora, durante uma gravidez pode lhe causar náuseas só de passar pela porta.

Sintomas da gravidez 9 - Aversão a odores intensos
Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.

Sintomas da gravidez 10 - Aumento dos gases
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso no casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (vulgarmente chamado de pum).
fonte:mdsaúde

Sem comentários:

Enviar um comentário