Como manter o cabelo saudável


Os nossos cabelos são o ponto principal da nossa aparência, além da roupa. É por isso muito importante mantê-los saudáveis e para tal precisamos de ter alguns cuidados.
Maior parte de nós muitas vezes pensa que está a fazer o melhor mas na realidade estamos a prejudicar o nosso cabelo. Acabamos por cometer alguns erros sem querer mas que podem estragar a vitalidade dos fios.
Alguns pontos a ter em atenção:
Água quente
A água quente deve ser evitada porque pode provocar irritações no couro cabeludo, que desencadeiam maior produção de sebo e consequentemente aumentam a oleosidade na raiz. Além disso, esse excesso de oleosidade na raiz pode inibir o crescimento do cabelo. O couro cabeludo ficará com os poros abertos e assim é mais fácil para o cabelo respirar.

Condicionador na raiz
Nunca coloque condicionador junto à raiz. Isso aumenta a oleosidade e a humidade no couro cabeludo, facilitando a caspa, já que os poros capilares ficam mais fechados. Esse erro tem consequências ainda mais aparentes quando o cabelo já é naturalmente mais oleoso.

Condicionador por muito tempo
Os condicionadores são, em geral, aliados dos cabelos. Porém, não devem ser deixados no cabelo após o banho, pois assim pode aumentar a probabilidade de quebra dos fios.

Esquecer a hidratação
A hidratação é essencial para os cabelos e é importante não se esquecer de fazê-la de tempos em tempos. Mesmo quem tem o cabelo oleoso não deve deixar de hidratar o cabelo, mas sim, fazê-lo com produtos específicos para este tipo de cabelo. Se já pintou, alisou ou usou outro tipo de químico nos seus cabelos, é um erro não hidratá-los. Com a hidratação o cabelo recupera aos poucos o brilho e o aspecto saudável, além de ficar mais macio e nutrido. Por exemplo, depois de usar o ferro de alisar ou secador coloque nas pontas umas gotas de silicone. Assim irá manter o cabelo hidratado e o efeito do secador e do ferro é menor.

Produtos químicos
Antes de fazer alguma alteração no cabelo que inclua a utilização de produtos químicos, procure saber mais sobre o tratamento. Caso vá fazer uma coloração dê preferência a tintas sem amoníaco.
Prender o cabelo ainda molhado

Se os seus cabelos ficarem molhados por muito tempo, isso pode fazer com que ele junte fungos e a caspa apareça. Além disso, prender o cabelo ainda molhado enfraquece a raiz e facilita a queda dos fios. Se o problema é volume, aposte em um leave-in adequado para o seu cabelo.

Usar o secador da maneira errada
O secador de cabelo deve ser posicionado a pelos menos 30 cm de distância do cabelo e a temperatura deve ser a média ou fria. Procure evitar direccionar o calor para a cabeça pois isso aumenta a oleosidade na raiz e diminui a duração da escova.

Ferro de Alisar vs. Cabelo molhado
Não pense em passar o ferro de alisar no cabelo molhado. Se o fizer o seu cabelo vai quebrar mais facilmente e irá estar a queimas os seus fios.

Cortar o cabelo de 3 em 3 meses
Não espere mais de 3 meses para cortar o seu cabelo. A partir desse momento as pontas tendem a abrir e o cabelo começa a quebrar. Corte em cada 3 meses, pois este é o tempo ideal, dá tempo ao cabelo de crescer e não permite que chegue a altura de se quebrar.

Desembaraçar os fios
Quando sai do banho ou mesmo antes de arranjar o cabelo, desembarace-o sempre. O ideal é usar um pente com dentes bem largos e que seja bem firme
Se tiver em conta estes pontos, já não irá ter que cortar metade do seu cabelo de uma só vez. Assim ele vai manter-se saudável, crescer e ter um aspecto invejável.
fonte:mulherportuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário