Lavar pratos à mão

Seja por não ter máquina de lavar loiça, ou por ter queimado o fundo da panela, ou ainda por ter usado a sua porcelana mais requintada, acontece-lhe ter de lavar a sua loiça à mão com frequência. Aqui ficam as recomendações que gostaria que a sua avó lhe tivesse transmitido para aproveitar ao máximo a sua lavagem.

Defina o cenário
Ao lado do lava-loiças, reúna todos os artigos para lavar. Coloque os copos e talheres mais perto de si, depois os pratos e mais afastados os pratos maiores e as panelas. Certifique-se de que dispõe de uma área de secagem para colocar as peças lavadas, quer seja um escorredor para a loiça incorporado no seu lava-loiças, ou uma superfície coberta por um pano.

Encha o seu lava-loiças com água quente até meio, mas não excessivamente quente para não danificar as suas mãos nem as peças mais delicadas. Enquanto a água corre, adicione umas gotas de Fairy e mexa suavemente para criar uma água de lavagem perfeita.

Selecione os seus utensílios
Vai precisar do seguinte:

Um esfregão de nylon não abrasivo ou, ainda melhor, uma esponja vegetal, para copos, pratos, pratos esmaltados, panelas antiaderentes e utensílios de alumínio.
Um esfregão, reservado para tachos e panelas de metal pesados não tratados. Por norma, não esfregue em demasia. Hoje em dia, o poder de lavagem do detergente faz a maior parte do trabalho por si. 
Fairy Platinum consegue o mesmo poder de uma noite inteira de imersão em apenas 10 minutos. O seu lava-loiças já não estará permanentemente cheio de pratos de molho.

Compre uma escova longa para lavar os jarros com pequenas aberturas.
Se vai secar manualmente os seus pratos, selecione um pano de fibra natural que contenha apenas algodão e linho, para um resultado de secagem sem manchas.
Os copos em primeiro lugar
Comece com os copos, uma vez que vão beneficiar da água mais quente e limpa. Além disso, a água quente evapora mais rapidamente, reduzindo as manchas. Para um resultado extra transparente, inverta os copos lavados para deixar cair a água em excesso. De seguida, passe com um pano seco isento de poeiras, de preferência de algodão ou linho.

Uma película turva nos seus copos pode ser consequência de água muito dura. Para limpar as manchas, tente esfregar ocasionalmente os seus copos com vinagre de álcool branco. Não precisa passar por água porque o vinagre evapora automaticamente.

Lidar com ferro fundido
Diz a lenda que a espuma danificará os seus tachos com tratamento antiaderente. Na verdade, o sabão é necessário para remover eficazmente os restos de comida e dissolver gorduras. Certifique-se de que enxagua bem o detergente com água da torneira. O ferro fundido enferruja com facilidade, pelo que se recomenda uma secagem imediata com papel de cozinha para evitar deixar marcas de ferrugem nos seus panos de cozinha.

Lidar com cristal, porcelana e prata
O cristal e a porcelana são propensos a lascar se empilhados no lava-loiça. Revista o seu lava-loiça com um pano para providenciar uma proteção extra.
As peças de cristal não suportam altas temperaturas. Por isso, certifique-se de que a sua água de enxaguamento se encontra quente a morna. De qualquer forma, a temperatura da máquina de lavar loiça é demasiado elevada para o cristal.
A natureza porosa da porcelana pode permitir que a água se infiltre por baixo da superfície do esmalte. Por norma, evite deixar a porcelana de molho demasiado tempo.
Os talheres de prata ou banhados a prata também não devem ser deixados de molho. Algumas substâncias, tal como o sal, podem ser corrosivas nos metais preciosos. Continue com a lavagem dos talheres após ter terminado a lavagem dos copos. Enxague imediatamente. A máquina de lavar loiça também é demasiado abrasiva para os talheres de prata.
Lave cuidadosamente todas estas peças preciosas, uma de cada vez, com uma esponja suave. Evite usar produtos ou esfregões abrasivos. Alternativamente, use o polegar quando as manchas persistem.

Trate as suas mãos com cuidado
É aconselhável retirar os seus anéis antes de lavar a loiça à mão, evitando assim que a água se infiltre entre o anel e o seu dedo. Seque as suas mãos, minuciosa e cuidadosamente, com um pano macio após ter terminado a tarefa para manter a sua pele ainda mais suave.
fonte:paramim

Sem comentários:

Enviar um comentário