Como Fazer da sua Idade uma Mais-Valia numa Entrevista de Emprego

A idade ainda é um posto no mundo do trabalho atual?

As pessoas mais velhas têm normalmente mais currículo do que é necessário para o cargo, o que se transforma numa das desculpas mais utilizadas pelas empresas quando alguém se adequa perfeitamente ao cargo, exceto pela idade.

Caso este argumento lhe seja apresentado, proponha um contrato a termo. Poderá mostrar o que vale e será o próprio empregador a querer renovar o vínculo consigo.

É um facto que vamos ficando mais lentos à medida que envelhecemos e que, mesmo tendo cuidados com a alimentação e fazendo exercício, a energia vai diminuindo. O melhor exemplo é o desporto, onde apenas os jogadores de golfe e de snooker continuam a carreira depois dos 40 anos. No entanto, é também verdade que os jovens podem desperdiçar muito do tempo que passam no local de trabalho a falar ao telefone com namorados, nas redes sociais, etc. Alguém responsável e experiente pode realizar uma tarefa num período de tempo mais curto e com maior eficácia.

Invista na sua saúde e também na aparência. Isto é muito importante, mesmo que esteja desempregada. Nunca se sabe quando irá ser a próxima entrevista. O desemprego pode baixar a autoestima, mas é importante não se deixar abater. Prepare-se para se “vender” na próxima oportunidade, respirando confiança por todos os poros.

Ao ser entrevistada, mencione as razões pelas quais é a melhor candidata, destacando, entre outras qualidades, a sua ambição pessoal, a responsabilidade e o gosto por novos desafios e experiências.

Adapte o seu currículo ao emprego a que se a candidata. A experiência que traz de funções anteriores vai ser certamente valorizada. Dê exemplos de quando foi sujeita a obstáculos e os superou. Já passou por tanto, que sabe como gerir mudanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário